Negligência, Imprudência e Imperícia: você sabe diferenciar?


 

 

Negligência, imprudência e imperícia são três institutos presentes em nosso Direito. Apesar de amplamente citados, não são raras as vezes em que geram eles confusão entre si, motivo pelo qual um rápido estudo acerca das diferenças de cada um merece ser visto tanto pelos operadores do Direito quanto por aqueles que não são da área. Os três são tipos de modalidade de culpa, comumente utilizados, por exemplo, em caso de erro médico, acidentes de trânsito ou acidentes com arma de fogo.

negligência, entre vários outros aspectos, pode ser conceituada como falta de cuidado, de precaução, inércia psíquica, a indiferença do agente que, podendo tomar as cautelas exigíveis, não o faz por displicência ou preguiça mental. É não fazer o que deveria ser feito antes da ação descuidada.

São exemplos de negligência: deixar substancia tóxica ao alcance de crianças; o motorista de ônibus que trafegar com as portas do coletivo abertas, causando a queda e morte de um passageiro.

 

Já a imprudência é a pratica de uma conduta arriscada ou perigosa e tem caráter comissivo, é a imprecisão ativa, aquela que se caracteriza pela intempestividade, precipitação, insensatez ou imoderação do agente.

São exemplos de imprudência: um individuo que manuseia ou limpa arma carregada próximo a outras pessoas; caçar em local de grande circulação de pessoa; dirigir sem óculos quando há defeito na visão, fatigado, com sono, em velocidade incompatível com o local.

 

Por fim, a imperícia é a falta de capacidade, de aptidão, despreparo ou insuficiência de conhecimentos técnicos para o exercício de arte, profissão ou oficio.

São exemplos de imperícia: não saber dirigir um veículo e dirigir, não estar habilitado para uma cirurgia que exija conhecimentos apurados e mesmo assim realizar tal cirurgia.

 

Previous Trabalhador deve provar hora extra em empresa com menos de dez empregados
Next IN DUBIO PRO REU

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *