NÃO CONSEGUE PAGAR O FINANCIAMENTO DE SUA CASA PRÓPRIA OU DO SEU VEÍCULO?

Esse é um risco grande quando se faz financiamentos a longo prazo, mesmo com muitas facilidades e parcelas a perder de vista, é comum encontrar pessoas que se encontram sem saída para manter em dia suas prestações.

 Mas quais saídas existem?

Considerar que deixar de pagar o financiamento é a primeira opção que deve ser descartada.

Renegociar é uma das possibilidades, pois você poderá chegar a um valor de prestação que cabe em seu orçamento, mas fique atento nas possibilidades de negociação e se isso não se tornará desvantajosos a longo prazo.

Se não está conseguindo pagar as parcelas por motivos de curto prazo, algo que deve ser solucionado em breve, solicite um prazo junto a financeira. Agora, se o problema for por um prazo maior, aí uma das alternativas é procurar um advogado.

O advogado poderá analisar se está havendo a cobrança de juros, taxas, multas abusivas, fora do que a lei e a Justiça entendem como devidas, se há alguma cobrança indevida, venda casada, entre outros. Se for um desses casos, há uma possibilidade, embora remota, de negociação amigável extrajudicial.

Se não conseguir negociar de forma extrajudicial, ou entender que não vale a pena, você deve buscar a solução judicial para redução do valor das parcelas, juros de mora, encargos, cancelamento de venda casada, e devolução do que eventualmente tiver sido pago até então. Também é possível reduzir o valor das parcelas na via judicial, com ajuste para que os valores sejam pagos ao final e que seu nome não seja incluso em órgãos restritivos/impeditivos de crédito, e que você não seja privado de seus bens.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato!